DAMIÃO GLÁYDSTON MACIEL DE LIRA - GLÁYDSTON LIRA.
Nasceu em Cajazeiras-PB aos 24 de Fevereiro de 1969.
Estreou no teatro em 1991 apresentando skeths de sua própria autoria, dos quais merecem destaque especial: "A Estória de Severino", "O Julgamento no Céu", "Homem Jacaré" (essa escrita por Josias Correia, um colega de escola onde estudava), "A Bi-Charada", "A Família Desmantelada" entre outros.
Desde o inicio Gláydston Lira sempre seguiu o gênero comédia em seus trabalhos teatrais, porém escreveu também outras estórias, sendo a comédia sua marca registrada.
Dirigiu o "I Recital Às Mães", em maio de 1991, trabalho esse que foi apresentado no teatro ICA de Cajazeiras por ocasião da data alusiva ao dia das mães.
Dirigiu e atuou na peça "Triângulo Escaleno", de autoria do teatrólogo Silveira Sampaio, em 1993.
Interpretou a personagem Simão Pedro nas encenações da Paixão de Cristo (1997/98/99/2001) dirigida pelo teatrólogo francisco Hernandez, com quem obteve seu ápice no aprimoramento das técnicas da arte cênica.
Adaptou, dirigiu e atuou na peça "A Farsa do Advogado Patolim, o trapaceiro", em 1998..
Seu ultimo trabalho na arte cênica foi "A Estória de Severino" um grande espetáculo que levou uma grande massa de expectadores ao Teatro de Cajazeiras, incluindo algumas cidades próximas, como a cidade de Souza-PB entre outras;
Recentemente teve participação no curta-metragem "Mudança" do cineasta cajazeirense Janduy Cassimiro e atuou também no curta-metragem "O Lado Obscuro" do teatrólogo e também cineasta Eudismar Guedes, de Cachoeira dos Índios.
Participou mais recentemente das gravações do seriado de TV “Vida Bandida” sob a direção do cineasta Marcelo Paes de Carvalho