Criar um Site Grátis Fantástico
HISTÓRICO
HISTÓRICO

O grupo UTI (União Teatral Independente), teve sua origem mesmo em 1990, quando ainda era chamado de GRATEC (Grupo Amador de Teatro Cajazeirense), em atendimento à solicitação feita pela diretora do Colégio Comercial Mons Constantino Vieira, oportunidade em que havia uma gincana entre escolas.

                O convite feito a Gláydston Lira e Josias Corrêia foi aceito, e a partir daí o grupo começou a fazer suas apresentações independentemente da escola onde foi criado.

                Juntaram-se ao grupo estudantes como: Lucilene Basílio, Maria Valdenice, Geraldo Nascimento, Adriana Cidralle e mais alguns figurantes para apresentarem, posteriormente no dia 07 de setembro de 1991 o sketh “A Escolinha”, texto de Josias Corrêia e improvisação do grupo.

                Mais tarde vieram Aldeide Nascimento e José Carlos; J. Bosco, Valdemir, Luzier Feitoza, Lenice Oliveira, Edjanilda, Josefa Bezerra (Pretinha), Francisca Mendes,  entre outros.

                O Grupo sofreu uma transformação em seus componentes e mais tarde passou-se a chamar NOVO GRATEC,  admitindo novos componentes tais como: Damiana Henrique, Luciene Araújo, Francisco Iranilson, Marcos Paulo e Francisco Lins. Estes apresentaram a peça “A Farsa do Advogado Patolim, o trapaceiro”, adaptada e dirigida por Gláydston Lira e figurinos e adereços de Maria Claudino com a cenotécnica de Everaldo Batista.

                Em Junho de 1998 foi editado o livro “O CASAMENTO DE VICENTE” autoria de Gláydston Lira e em seguida um espetáculo de Casamento Matuto cujo título é o mesmo do livro. Juntou-se ao Grupo: José Aldemir Dantas Cartaxo - Aldemir Cartaxo - que, juntamente com o autor do texto deu um novo nome ao grupo, passando este a chamar-se U.T.I (União Teatral Independente).